Moradores de condomínio de luxo são autuados por fraude em medidores de energia elétrica
30/05/2017 - 10h30 em Região

CPFL fez operação e fiscalizou 16 casas do condomínio, que fica na zona leste de Rio Preto. Medidores eram adulterados para reduzir o consumo de energia das residências.

Técnicos da CPFL identificaram fraudes nas instalações elétricas em seis casas de um condomínio de luxo da zona leste de Rio Preto. A distribuidora de energia realizou uma operação neste sábado (27). No total, 16 casas foram inspecionadas.

O gerente de serviços da Companhia Paulista de Força e Luz, Clauber Pazin disse que os medidores de energia dos locais onde foi detectada a fraude eram adulterados ou recebiam dispositivos, que faziam com que o consumo não fosse totalmente registrado, alterando assim o valor da conta.

Segundo o gerente da CPFL, a operação no condomínio foi determinada após denúncias de fraude e também depois que a distribuidora detectou quedas bruscas na quantidade de energia consumida. A suspeita é de que a fraude vinha ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado. Clauber Pazin acredita que algumas das adulterações tenham sido feita por profissionais com experiência em eletrônica.

Por serem casas de alto padrão, elas são consideradas unidades consumidoras trifásicas, ou seja, o consumo possui três fases. Com a adulteração, apenas uma delas era registrada pelo medidor.

Entre maio do ano passado e abril deste ano, a CPFL realizou na região 18 mil inspeções e detectou cerca de 3.600 fraudes. Aproximadamente, dez milhões de KWH não foram registrados. Quantidade, que segundo Clauber Pazin, daria para abastecer toda a cidade de rio preto por uma semana.

As equipes que trabalharam na operação deste fim de semana encontraram ainda lacres com códigos de barras dos equipamentos falsificados. Os medidores adulterados foram substituídos. Os proprietários foram notificados e terão de ressarcir a distribuidora. Além disso,  será aplicada uma multa pela fraude e pelo dano ao equipamento que pertence a CPFL.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!